O que é ser maquiador?


Maquiador é o profissional que aplica diferentes tipos de produtos cosméticos, como base, rímel e sombras no rosto das pessoas, buscando deixá-las mais atraentes e com aspecto jovial e saudável. As mulheres são as que mais buscam os artifícios da maquiagem, para disfarçar a idade e possíveis falhas, como manchas e cicatrizes, assim como apresentadores televisivos que têm a necessidade de mostrarem-se com um rosto limpo e livre de imperfeições.
Também, o maquiador é o profissional que faz a aplicação destes produtos em personagens do teatro, conhecida como caracterização, quando ele pode simular um envelhecimento ou mudar completamente os traços do artista.
 
Quais as características necessárias para ser um maquiador?
Para tornar-se um maquiador, é necessário que o profissional seja bastante interessado por estética e tenha bastante habilidade manual, necessária ao fazer detalhes mínimos de maquiagem que dão harmonia ao rosto todo.
Características desejáveis:
  • Detalhismo
  • Perfeccionismo
  • Sensibilidade
  • Senso estético
  • Segurança e habilidade com trabalhos manuais
  • Habilidade com combinação de cores
  • Criatividade
  • Boa visão
Principais atividades de um maquiador
Entre as principais atividades diárias de um maquiador, estão:
  • Aplicação de base, para alcançar a suavidade da pele
  • Aplicação de sombra para os olhos, lápis de olho e máscara, para realçar esta região do rosto, deixando-a mais jovem e atraente. Segundo os maquiadores, sombras escuras para os olhos fazem com que eles parecem menores e sensuais, enquanto que as claras dão a impressão de olhos maiores e serenos
  • Aplicação de blush, para imitar a aparência de pele levemente ruborizada
  • Batom, para deixar os lábios mais volumosos e esconder imperfeições, ressaltando-os
  • Utilização do 'pancake', que é conhecida como a maquiagem que não sai com o suor ou em situações adversas, como a chuva
  • Realce dos cílios, com instrumentos que o deixam maiores e mais salientes

Mercado de Trabalho


O setor do mercado de trabalho que mais chama a atenção para um maquiador é, sem dúvida, o televisivo. Seja pelo glamour proporcionado pelo meio de comunicação ou pelos salários mais altos, a televisão acaba atraindo muitos destes profissionais que preparam as estrelas para a atuação nos programas vistos em todo o país. Para tal, é necessária bastante especialização e conhecimento das técnicas de maquiagem, pois a exigência de uma imagem perfeita na TV é maior e seu custo, mais alto. Então, torna-se necessário que o maquiador atualize-se em workshops e feiras de beleza, caso queira ingressar neste meio, tão concorrido e que oferece as melhores recompensas financeiras. Além deste, o teatro também é uma outra forma de empregos para o maquiador, ao passo que só um profissional da área seria capaz de realizar maquiagens artísticas e com grande caracterização.
Por último, os salões de beleza, onde as pessoas geralmente procuram seus serviços em situações especiais e festivas.

Curiosidades


Muito antes do culto à imagem perfeita, como ocorre hoje em dia, no qual pequenas imperfeições devem ser eliminadas através de produtos de beleza, a forma primitiva de maquiagem surgiu no mundo antigo. As pessoas que viveram no período da Antiguidade costumavam pintar o rosto com substâncias naturais, que a deixavam mais apresentáveis, juntamente com adornos e adereços, como brincos e colares. Nos indígenas americanos e em tribos africanas também era comum a pintura cerimonial, com substâncias como o urucum e o carvão, além de argila e pedras moídas. Entre os aborígines da Austrália, as pinturas seguiam intrincadas em formas geométricas.Porém, foi no Egito antigo, que a maquiagem recebeu a destinação que modernamente conhecemos, a do embelezamento, propriamente dito. Nesta cultura de beleza física, tanto de homens como de mulheres, realçava-se o uso de pinturas a base de hena, sobretudo em torno dos olhos. Concomitantemente, no teatro grego, a maquiagem passou a ser essencial na caracterização do ator em suas manifestações culturais.